terça-feira, 11 de março de 2008

Algumas novidades

Terminei de ler o Werther!
Dentro do ônibus, estava me preparando pra chorar nalgum momento em que ele e Lotte enfim se beijassem ou algo parecido...não chorei; não nesse momento. Por incrível que pareça a parte que me causou impacto eu vou transcrever aqui, e quem me conhecer vai saber o porquê:
Não achei o livro...mas achei esse comentário de Dostoievski falando do Créu...ê. Sim, achei esse comentário e acho que ele é válido pro que eu queria mostrar pra vocês (Antônio, Paloma, Luiza ou o papai...que são as únicas pessoas que lêem isso aqui)

"Werther, o suicida, ao dispor-se para a morte, nas últimas linhas que escreve, lamenta não tornar a ver a bela constelação da Ursa Maior, de que se despede. Oh! Como se denuncia nesse pormenor o jovem Goethe! Porque gostaria tanto o jovem Werther dessa constelação? É que cada vez que nela punha os olhos se convencia que não era um átomo, nem um zero; que todo aquele abismo de divinas maravilhas não era superior ao seu pensamento e à sua consciência, ao ideal de beleza que trazia na alma, sendo, portanto, igual a ela, e dotado de vida infinita...E que ventura esse grande pensamento, que lhe revelava quem ele próprio era! Estava-lhe grato pelo "seu semblante humano".
"Alto Espírito, obrigado pelo rosto humano que me deste!"
Eis qual devia ser a oração do grande Goethe para o resto da sua vida. Nós acabamos da forma mais simples com esse rosto humano, sem circunlóquios germânicos; entre nós ninguém pensa em despedir-se da Ursa Maior ou Menor; até teríamos vergonha de pensar nisso."

Dostoievski

Eu sempre fui apaixonado pela Ursa Maior...e essa citação inusitada no fim do livro mexeu muito comigo.
Agora eu comecei a ler Os Irmãos Karamazov, que por coincidência escreveu esse comentário aí em cima. O papai dizia que eu me parecia com um dos Karamazov. Eu estou tendendo pro lado do Alieksi até agora.
Paloma terminou Olhuda que ficou linda e eu já até mandei pra Luiza. Ficou linda de verdade. Falando nisso daqui a pouco vou mostrar pra ela. Até.

Um comentário:

caminhante noturno disse...

a Ursa Maior sempre vai me lembrar tu. E a música ficou linda de ouvir, TÁ A CARA DA SOFIA!